segunda-feira, 23 de maio de 2016

Projeto Death Star - parte 2

Projeto Death Star 
Gabinete, discos, fonte, monitor, caixas de som e softwares




Continuando com o projeto Death Star, veja a primeira parte, mostrarei o restante dos itens que vão fazer esta máquina funcionar, afinal apenas o sistema eletrônico central não faz todo o serviço. Estes itens ficaram pois os sistemas periféricos e acessórios externos podem se substituídos com maior facilidade ou mesmo aproveitados em um futuro setup visto que não tem muito problemas de compatibilidade e versões

Gabinete

Adoro gabinetes, é um dos itens que mais gosto de escolher, prefiro o visual quadrado e sóbrio do que os muito coloridos, gosto de espaço e lugar para colocar fans. Considerando o tamanho das placas de vídeo, no caso da Gigabyte GTX 970 que tem 29cm é preciso que o gabinete tenha este tamanho. Não sou apegado a marcas, se o modelo tiver o que quero e o preço for bom fico satisfeito, mas a verdade é que os modelos mais genéricos não oferecem a qualidade que os de marcas consagradas oferecem. 
Eu comprei um Corsair Obsidian 650D por atender as minhas necessidade e ter um bom preço. O gabinete tem recursos para montar praticamente tudo sem usar ferramentas, bastante espaço para arrumar os cabos, um controlador de três velocidade para fans, entradas externas para HDD/SSD que são bastante úteis quando for copiar arquivos de outro disco ou ajudar aquele amigo/parente que perdeu todos os arquivos. O Gabinete possui uma janela lateral grande e filtro de poeira em todas as ventoinhas, até mesmo no local onde fica a fonte, possui também regulagem para o tamanho da fonte e já vem com dois fans de 200mm e um de 120mm. Espaço excelente para watercooler tanto na traseira quanto no topo ou na frente, se remover os suportes de HDDs. 
Encontrei três pontos negativos no gabinete, primeiro são os cabos das portas USB 3.0 do painel frontal que não possuem conector para a placa mãe, necessitando de um adaptador ou fazer a volta por todo o gabinete e conectar nas portas traseiras da placa mãe, achei isso desastroso. Segundo é o controle de velocidade usar conectores molex (de HDD IDE), não é um sistema que controla pela placa mãe. O terceiro ponto negativo é a tampinha que abre o compartimento do controle de velocidade e das entradas externas SATA, é tosca e tranca para abrir e fechar.

Gabinete vem embrulhado em tecido

fan de 200mm que vem instalado no topo do gabinete

Portinha para entradas SATA externa e controlador de fan

Entradas SATA externas

Controlador de Velocidade

filtro de poeira para fonte

fan de 120mm que vem atras do gabinete

detalhe da janela de acrílico



Discos são fixados com pinos e não usam parafusos.

Discos e Drivers

Neste sistema foi colocado dois SSD 120GB Kingston em Raid 0 para o sistema e instalação de jogos (menos loading) e um HDD Western Digital de 1TB para arquivos. Uma coisa pode ser dita, eu já disse neste post que SSDs dão um ganho de performance incrível para o computador, ele liga mais rápido, carrega os jogos e aplicativos mais rápido. Em RAID 0 (de forma simples RAID0 soma as velocidades e tamanho)o ganho é ainda maior. Mas para os desavisados, SSD NÃO da ganho em FPS, não há ganho de frames nos jogos por usar SSD ou Raid0, mas o tempo de loading é significantemente menor. 
Por se tratar de um sistema pra multimédia um gravador/leitor de blueray da LG foi acrescentado ao sistema para eventuais backups e assistir filmes.






Fonte

Fonte é um dos itens mais importantes do sistema e nunca deve ser negligenciado, travamentos e resets pode ser ocasionados por fontes de qualidade inferior. Prefira marcas conhecidas e procure por certificação 80. Sempre verifique a potência necessária para o processador e placa de vídeo, principalmente se for uma placa robusta ou mais de uma placa, mas não esqueça dos outros componentes, o site outervision.com ajuda nessa verificação. Neste novo sistema a fonte sofreu upgrade de uma 80 bronze 750W Corsair CX750m para um modelo 80 gold 850W Corsair CS850M, dessa forma foi feito upgrade tanto da potência quanto da certificação, melhorando bastante o suprimento de energia







Monitor

Comprei um monitor de 29" LG 29UM67 para substituir o monitor de 21" LG E2241V, e optei pelo padrão ultrawide, tenho mais resolução e visão nos jogos e agiliza muito edição de textos e imagens, além de estar no padrão dos filmes em bluray. O monitor é fantástico, tem um tamanho muito bom e com a resolução de 2560x1080 @ 75Hz permite acomodar tranquilamente três editores de texto lado a lado, filmes ficam sem bordas e para usar o Gimp as barras de ferramentas não atrapalham. O único problema que tive com ele foi que ele é free-sync e não g-sync, isso não afeta em praticamente nada nos jogos, mas melhoraria se eu tivesse uma placa AMD, no entanto isso não é uma falha da LG, mas era o único monitor ultrawide de 29" que eu podia pagar. Vale ressaltar que mantive o antigo monitor para usar como tela secundaria.






Caixas de Som

Para acompanhar esta placa foi comprado as caixas de som Z506 da Logitech, as caixas acompanham a qualidade da placa de som, são bonitas e bem acabadas e a caixa central vem com encaixe para monitor, mas as caixas traseiras não vem com suporte para pedestal, o que foi bem falho do meu ponto de vista. Além disso o controle de graves ficar no subwoofer, poderia ser junto do controle de volume que fica muito mais a mão. 



Entradas e Saídas



Encaixe para monitor



Cooler

Os processadores K não vem acompanhados de cooler box, pelo motivo óbvio de serem destravados para overclock e um cooler box não da conta de resfriar um processador com overclock. A primeira opção que veio a cabeça foi um watercooler, procurei preços e review de vários modelos, considerei onde os encaixaria no gabinete e considerando o encaixe superior quase comprei um Corsair H100. Mas após refletir sobre o custo e ruido e ainda o fato que eu teria que remover um excelente fan de 200mm que veio instalado no topo do gabinete acabei optando por comprar um air cooler, mas qual? Depois de muito buscar (muitos gráficos de temperatura) e verificar o espaço disponível dentro do gabinete, comprei o Zalman NPS9900MAX. Como tinha a opção de cor do led entre azul e vermelho obviamente comprei o vermelho pois como já dito anteriormente tudo vem com acabamento vermelho. O Cooler é incrível, silencioso, grande, bonito e o led vermelho é bem suave (ele ilumina o cooler discretamente dando um aspecto de turbina em funcionamento) A montagem dele é um pouco trabalhosa, pois como ele vem com suporte para vários processadores é necessário montar os itens específicos para a plataforma usada, mas não é nada que se corra o risco de estragar.

 






Softwares

Não poderia deixar de comprar os softwares, aproveitei para comprar o Windows 10 Home para evitar instalar o 7 e fazer upgrade para o 10, comprei junto o Office 365 University por um preço fantástico e uma licença nova do Kaspersky.


Nenhum comentário:

Postar um comentário