sábado, 28 de dezembro de 2013

Review LG Optimus F5, fazendo root

           Após três anos meu Motorola Milestone 2 caiu no chão e quebrou a tela, logo precisei comprar outro, depois de mais ou menos um mês pesquisando e aguardando uma boa barganha comprei o LG Optimus F5 (LG P875) não é o celular TOP da família LG, mas é um bom celular para um custo intermediário, variando de 1000,00 reais à 500,00 reais. Considero a tela como o principal destaque, bom tamanho e boa resolução, a versão do Android 4.1 e possibilidade em fazer vídeos em FullHD ajudaram na hora da escolha. O principal defeito encontrado é vir com a firmware da Claro apensar de não ser bloqueado, é cheio de menus, aplicativos e até o logo da Claro no boot, isso me incomodou bastante mas considerando que estava em promoção tenho que me conformar, mas apenas por enquanto, logo vou fazer root e remover tudo que for indesejado (vai haver um review). O principal ponto negativo é a falta de flash na câmera, função que até mesmo os celulares mais simples da Motorola tem. Os outros detalhes técnicos não foram tão importantes e não são foco deste review, pois quantidade de memória e processador influenciam muito pouco nas tarefas mais simples, abaixo segue resumo dessas características que foram tiradas do site http://www.tudocelular.com/LG/fichas-tecnicas/n2405/LG-Optimus-F5.html.

Sistema Operacional Android 4.1.2 Jelly Bean
Dimensões         126 x 64.5 x 9.3 mm

DADOS TÉCNICOS
Processador                     1.2 GHz Dual Core
RAM                 1 GB
Memória                 8 GB
Memória Expansível Micro SD até 32 GB

TELA
Polegadas          4.3
Resolução          540 x 960 pixel
Densidade de pixels  256 ppi
Cores          16 milhões

CÂMERA
Megapixel         5 Mp
Flash         não
Câmera Frontal 1.3 Mp

VIDEO
Vídeo                            FULL HD
Vídeo Câmera Frontal    720p HD

CONECTIVIDADE
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n
Bluetooth
USB Micro USB 2.0

Quando recebi o produto a primeira decepção foi com a embalagem feia, amassada e frágil, ficando muito atrás de embalagens da Apple, Asus e Motorola, mesmo para produtos da mesma faixa de preço. A quantidade de acessórios também deixou a deseja não vem cartão micro SD e carregador para usar no carro (ainda bem que guardei o cartão microSD de 8GB e o carregador veicular que vieram com meu milestone 2). O SIM é do tipo micro SIM, logo precisei cortar o meu para encaixar, mas foi um procedimento bem simples e rápido. Até o momento deste review estou com duas semanas de uso e o celular está atendendo as minhas espectavas, apenas a falta do flash está incomodando.


embalagem simples, feia e frágil

Celular, bateria, carregador, cabo USB, fones e manual

Cabo USB, carregador e fones são os únicos acessórios

Visão frontal: A tela de 4,3" com 540 x 960p 

Visão traseira: câmera grava em fullHD, mas sem flash

  • Root
O celular LG optimus, veio com aplicativos, jogos e configurações da operadora, algo irritante nos dias de hoje especialmente por que o celular foi comprado sem nenhum plano e é usando em outra operadora. Mas a Claro ainda acha válido colocar seu logotipo no celular alheio. Para resolver o problema foi necessário fazer root e assim conseguir remover os jogos e aplicativos desnecessários e as configurações da operadora. é importante observar que o celular não veio bloqueado mas veio como que preparado para receber um chip da Claro, como o logotipo da claro aparecendo quando o celular é ligado, aplicativos claro idéias alem de jogos que eu não gostaria de jogar.

Fazer root significa ter acesso de administrador no sistema, todo Android é baseado em Linux e nos sistemas Linux apenas o administrador, chamado de root, tem acesso irrestrito no sistema. Os sistemas Android vem com o usuário root bloqueado e para isso é necessário instalar e executar determinados aplicativos para liberar acesso.

Para fazer o root foi seguido este tutorial, e para remover os aplicativos e jogos indesejados foi instalado o aplicativo Titanium Backup, tudo que julguei desnecessário foi desinstalado.

O proximo passo foi remover o logotipo da Claro no boot, para isso foi instalado o gerenciador de arquivos Solid Explorer  e seguido este tutorial, no entanto esse parte não funcionou, mesmo substituindo os arquivos o logotipo da claro segue aparecendo e até o momento não descobri outra forma de fazer essa alteração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário