sábado, 23 de maio de 2015

Review Dell Inspiron 15r SE

Review Dell Inspiron 15r Special Edition

Um dos mais recentes lançamentos da Dell no Brasil, o 15r Special Edition traz hardware de último geração para suprir as necessidades dos gamers em geral. Com um tela Full HD de led, empurrada por uma placa de vídeo dedicada da AMD/ATI ele não deixa a desejar. Porém fica a dica para quem comprá-lo: ATUALIZE os drivers de vídeo.
Assim que chegou a primeira coisa que foi feita foi instalar e rodar World of Warcraft - Cataclysm. Como a configuração do laptop é excelente, foi colocado os gráicos no ultra. (isso sem atualizar os drivers.)
O resultado foi, bem, decepcionante. Os quadros por segundo (fps) chegavam no máximo a 19, com o personagem parado no jogo. Diminuindo para configuração High e colocando em fullscreen (anteriormente estava em Windowed) houve uma melhora para 27 fps.
Não satisfeito foi feito o download os drivers beta da AMD, que muita gente em fóruns falaram que eram essenciais para a boa performance. Mas nem eles resolveram o problema.
Instalando outros programas como o Media Player Classic, foi detectado que o sistema veio sem Directx9 instalado. Ao mesmo tempo foi feito o download dos drivers novos, disponíveis no site da dell por este link: http://www.dell.com/support/drivers/br/pt/brdhs1/DriverDetails/DriverFileFormats?DriverId=N8PHN&FileId=2991137295&productCode=inspiron-15r-se-7520&urlProductCode=False 

O resultado foi notável. Agora com configuração High e em Windowed o fps chega a 71, com média entre 45 e 60.
Saindo do campo jogos para o campo performance em geral, a única coisa a desejar realmente é o HD de 5400 rpm. O que sinceramente é uma burrice, afinal o resto do laptop é de alta performance.
Isso é facilmente contornável nesse modelo, pois o procedimento para troca de HD, diferentemente do inspiron 15r de 2011, resume-se somente a retirar a tampa inferior e trocar os HDs.

Quesito som é excelente também, os auto-falantes Skull-Candy prometem e cumprem som de alta qualidade.

A configuração final do laptop testado é:

3ª Geração do Processador Intel® Core™ i7-3612QM (2.1GHz até 3.1GHz com Intel® Turbo Boost 2.0, 8 Threads, 6Mb Cache)

Windows® 7 Home Premium 64-Bit

Tela LED Full HD (1080p) de 15.6 polegadas, Widescreen

Memória 8GB, Dual Channel DDR3, 1600MHz (1x4Gb + 1x4Gb)

Disco Rígido 1TB, SATA (5400 RPM)

Placa de Vídeo AMD Radeon™ HD 7730M, 128-bit, 2GB

Gravador de DVD/CD Dual Layer e Leitor de Blu-Ray (BD Combo) com Cyberlink Power DVD

Bateria de 6 células

2.76kg


Prós: Maioria do hardware de última geração, proporcionando ótimo desempenho em geral. Leitor de blu-ray e tela full hd. Carcaça em alumínio, o que facilita a troca de calor. Teclado iluminado com dois níveis de intensidade.

Contras: HD de 5400rpm. Peso de 2,76kg.


Imagens:

Teclado iluminado no nível 2.



O índice de desempenho dos gráficos ficou reduzido pois o notebook utiliza as duas placas de vídeo em conjunto. Aquele valor de 5,6 é relacionado a placa intel, como podem ver com os gráficos 3D ele pula para 6,6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário