As prestadoras de serviço de Internet no Brasil não estão preocupadas com os consumidores, conexões lentas e instáveis que fornecem velocidades inferiores a contratada são a grande maioria, sem falar nas quedas constantes de sinal. Por esse motivo que a algum tempo mantenho duas conexões com a Internet. Originalmente um link a cabo da operadora de TV e outro de ADSL da empresa de telefonia, atualmente substitui o link de cabo por um de fibra ótica, por apresentar um serviços mais estável. O teste comparativo entra os três links pode ser visto neste vídeo.
A principal vantagem de ter duas conexões a redundância, ou seja se um link cair o outro vai substituir e manter o sistema online, ou seja um link funciona como backup. A segunda vantagem é a distribuição da carga, pois é possível redirecionar cada dispositivo para uma conexão diferente evitando sobrecarga e um único link, no meu caso o servidor de download (NAS) não consome a banda do computador, reduzindo o lag.
Para gerenciar esse sistema foi montado uma estrutura baseada em dois links (ADSL + FIBRA), um roteador dual Wan (Roteador Dual Wan - TP link R470t+) e um roteador wifi (Roteador Wifi TP link Archer C2).
Configurando.
Conforme a imagem abaixo, a conexão sai dos dois modens e passa para o roteador dual wan, depois para o roteador wifi (são dois, mas configurados da mesma forma) e por fim para cada dispositivo. Neste ponto duas coisas são importantes, a conexão do roteador dual wan nos roteadores secundários são feitas na porta LAN e o DHCP tem que estar desativado, assim toda a rede é gerenciada com as regras do roteador dual wan.
São basicamente duas regras além da definição dos IPs no DHCP, link de backup que funciona automaticamente e redirecionamento da conexão, mantendo apenas o computador no link de fibra e todos os demais dispositivos no link ADSL.
Em azul link de fibra e em verde ADSL
As duas conexões: wan 1 fibra e wan 2 ADSL |
Neste tela são selecionadas quantas portas serão Wan |
Definição da faixa de IPs |
Na segunda parte, DHCP Reservation é necessário definir IPs fixos para alguns dispositivos, escolhas IPs fora da faixa definida anteriormente, neste caso foi definido um IP fixo para o computador, um para o NAS e outros para os roteadores, lembrando que os roteadores vão funcionar como switch, mas é preciso um IP para acessar e configurar os mesmo.
Reserva de IPs, |
Para criar as regras vá para a parte Advanced >> load balance >> Configuration e deixar tudo em branco, depois pule para a aba Policy Routing e crie as regas de redirecionamento, selecione o IP ou faixa de IPs e marque qual conexão será acessada. Na aba Link Backup não deve ser criada nenhuma regra, pois isso manteria uma conexão inativa até que a outra fique offline, o R470t+ faz redirecionamento de conexão automaticamente sempre que um link caia.
Manter tudo desmarcado |
Criando as regras |
Por fim para testar se a conexão está online, entre em Maintenance >> Diagnostics >> Online Detection e para cada um dos links, selecione Detecting: active, Mode: Manual e em ping e DNS Lookup coloque um IP de um site /servidor sabidamente estável, eu coloquei o IP do google.com. Dessa forma o roteador testa de tempos em tempos a estabilidade da conexão.
Vídeo tutorial
Nenhum comentário:
Postar um comentário